El Sosneado


City Tour no Sosneado
cartaz aludindo à rota 40 3000 km

A área das encruzilhadas (rota 40, rota nacional 144 e RP 202) é semi rural: uma área sob cultivo, irrigada pelas águas do Rio Atuel.
O Sosneado é um pequeno vilarejo disperso. Nenhuma cidade.
Rota 40, 3000 km.
No cruzamento há um posto de gasolina e posto fixo da Gendarmaria do esquadrão 29 "malargue" (rosa em setembro de 2013).
Dica. Visitar a estação de serviço local: presunto no meio com excelentes carnes frias e enchidos.
O cartaz aludindo a três mil quilômetros da rota 40 é um clássico para uma foto.


O rio Atuel
Nascido a 3.500 m de altitude e é 790 km de comprimento. Sua vazão média é 35 m3⁄s.
Seu nome na língua Mapuche significa "Lament", suas águas vão para o Atlântico, via rios Desaguadero, Salado e Colorado.
Suas águas irrigam a região de Gral. Alvear e geram eletricidade em reservatórios de Nihuil e Valle Grande.


Ponte sobre o rio Atuel
Caminhada até a ponte da rota 40 em. Em direção ao oeste e então para o Sul, ao longo da mesma rota, está a 1.5 km do entroncamento.
Curva, abre o "velho rota rastreamento" levando à "ponte velha", montante da actual ponte rodoviária.
Antiga estação ferroviária
Leve a 1,2 km leste pela rota 144 e, em seguida, a terra na estrada para o sul. No km 3, ramo fechado e antiga estação de trem.

Breve história da cidade

Nome: O Sosneado
Embora seja dito que poderia significar "Rising sun", na verdade vem de Choss ou Chod = "amarelo" e Nagh ou Nao = "tempo".
Ou seja, "amarelos várias vezes" (devidamente a enxofre?). O cacique Macha Onfa viveu no lugar e aparece na encomienda de Coria Bohórques de 1573. [3]
Ao sul que foi habitada por mais de dez mil anos. O vale do Rio Atuel foi que um recurso usado por paleo-índios que descem o nativo huarpidos, povos caçadores-coletores que povoaram a área em tempos históricos.
Estas tinham sua própria língua e aqueles que viviam na área do Rio atuel eram o Picunches (do Mapudungun: "as pessoas do Norte"). No sentido do século XVIII, é aculturaron, absorvendo a cultura Mapuche vindo do Chile.
A área foi finalmente pacificada após a campanha da conquista do deserto do General Roca (1879-1884) em que o 4 th divisão comandada pelo Coronel Napoleón Uribúru, ocuparam o sul de Mendoza.
Em 1901, o franco-argentino Alfonso Capdeville estabelece uma estadia na área, com vastas áreas de terra no vale do Rio Atuel (entre a fronteira com o Chile, os rios Diamante e Atuel e pedras campo aprimorar a oeste). Suas propostas são os primeiros colonos.
Estrada de San Rafael para Malargue e Mendoza conhecer no ponto onde a cidade está agora.
Durante a segunda guerra mundial, a área de Malargüe asfaltites ganhou importância estratégica na ausência de combustíveis sólidos, cuja importação foi bloqueada pelo conflito.
trem
O trem
Em 1943 iniciou a construção da linha entre a ponta dos trilhos em San Rafael de ramo e Malargüe, El Sosneado em uma estação de trem foi instalado.
A filial foi inaugurada em junho de 1944, mas a mina fechada na década de 1950.
Em 2005, ele é elevado à categoria de distrito.

Excursiones y Paseos por los alrededores de El Sosneado



El Sosneado saída no km 0 por RP 220 sentido oeste. A estrada sobe na margem norte do Rio Atuel em direção a cordilheira.
No km 21 paraje Los Arroyos e post Araya:
Flora fóssil
No sopé norte do cerro La Brea, flora (plantas e folhas) cruzando o rio Atuel, existem fósseis do período Jurássico. O lugar é em frente ao post Araya na confluência do Rio Atuel branco.
observe mas não remova nenhum fóssil. É contra a lei

No km 42 a lagoa El Sosneado, é o lugar para a truta pesca, lugar com fluxos e pastagens. Está 
localizado no lado direito da via, a 2.100 m de altitude.


No km 62, 2,176 m de altura, as ruínas do Hotel Termas El Sosneado, separadamente, o edifício do hotel e a leste, as fontes termais:


Ruínas do Hotel Termas El Sosneado
O hotel pertencentes à companhia de hotéis sul-americano, parte do grupo da ferrovia Buenos Aires para o Pacífico, foi inaugurado em dezembro de 1938.
Cartão postal antigo com o novo Gran Hotel Termas Sosneado El em 1938
Seu slogan era: as melhores águas radioactivas e sulforosas, paisagem e clima ideal - aquecimento de moderno e confortável hotel.
As fontes termais eram conhecidos desde o período pré-colombiano e surge no sopé do vulcão Sosneado. O fundador do El Sosneado, Alfonso Capdeville, estadia instalada funciona para tirar proveito das termas localizados em suas terras.
Era um hotel de grande luxo. Em meados da década de 1950 fechou e foi abandonada, uma avalanche atingiu parcialmente em 1963.
Amigos do estrangeiro que foram desmantelados e vandalizar. Hoje perdura a estrutura em ruínas, com suas fachadas de pedra. [7]
aguas termais a Sosneado
As águas termais sulfurosas ainda estão surgindo no lugar. Há infra-estrutura muito precária, mas permite para desfrutar das águas.





O "milagre dos Andes"
Vôo 571 da força aérea uruguaia caiu em 13 de outubro de 1972. Sobreviveu 16 passageiros do 40 que estavam no avião. A tripulação 5 foram mortos.
Acidente de avião uruguaio em 1972.
Eu estava indo para Santiago do Chile e direção perdida, deixar de funcionar a 3.500 m de altitude na geleira de lágrimas, quase na fronteira com o Chile.
Os sobreviventes recorreram ao canibalismo e conseguiram ser resgatado em dezembro de 1972.
Excursão para a aeronave
No verão, organizam-se viagens para visitar os restos e prestar homenagem às vítimas e sobreviventes. Afastar-se do post Araya e para continuar a viagem a cavalo.

Mais a diante, a 36 km a direita do sítio arqueológico indígena caverna com pinturas rupestres.



Seguindo a 202 de RP,  curva para o norte e em frente ao arroio de lágrimas , no km 78 refúgio militar Gral. Soler. A partir daí, a pegada eleva-se e a 2,325 m trata de enxofre SOMINAR processamento de planta e a mina de enxofre que é o vulcão Overo 4,619 m.

A mina de enxofre Sominar
A empresa Minera Argentina S.A. (SOMINAR), explorada a céu aberto: enxofre do vulcão Overo a 4.200 m e seu tratamento lá.
Inicialmente era trabalhado sobre lombo de mula e, devido a neve, operados apenas entre dezembro e março.
Em 1954 a empresa construiu 36 km de estrada de montanha, um teleférico e uma planta de concentrador, visível hoje, em ruínas.
O teleférico teve uma estação intermediária onde abruptamente mudou de direção, o lugar é conhecido como "Ângulo".
A mina tornou-se antieconômica e fechado a 1978.
No lugar há casas de semiderruidas e refinação desabitada complexo.
Trekking
Montanha caminhadas
Existem opções para percorrer a estrada para a mina no vulcão, ver seus glaciares e Neves eternas. Você também pode visitar a lagoa de Atuel onde nasce o rio Atuel e sítios arqueológicos.





Comentários